Uma curiosidade que descobri por acaso:
Na virada dos anos 90, a Tamiya adotou uma abordagem inovadora ao fabricar um kit em colaboração com a Revell, o sedã BMW 325i. Essa decisão inesperada surpreendeu a comunidade de plastimodelistas e representou uma estratégia para competir com outras fabricantes, como a Hasegawa.
Vale ressaltar que tanto o BMW 325i quanto o BMW 850i da Tamiya não foram originalmente moldados pela própria empresa. Em uma jogada ousada, a Tamiya escolheu utilizar os modelos da Revell da Alemanha, embalando-os com a marca Tamiya para se adequar ao mercado japonês. Isso incluía uma embalagem distinta, novos decalques e, aparentemente, a intenção de oferecer aos consumidores locais uma alternativa atrativa.
No entanto, a autenticidade desses modelos tornou-se alvo de observações críticas. Ao abrir os kits, os entusiastas e colecionadores logo notaram detalhes reveladores. Os sprues não apresentavam os rótulos característicos da Tamiya, e a ausência de certas características distintivas da marca deixava claro que esses modelos não eram verdadeiramente moldados pela Tamiya. Uma descoberta significativa foi a presença da inscrição "REVELL AG 1990" no chassi, confirmando a origem real do kit.
Marca "Revell" impressa no chassi |
Curiosamente, tanto o BMW 325i quanto o BMW 850i foram retirados rapidamente do catálogo da Tamiya logo após essa incursão no mercado japonês. O experimento, embora singular, não se revelou sustentável a longo prazo, e esses modelos específicos da Revell não deixaram uma marca duradoura na linha de produtos da Tamiya.
Embalagem da Revell |
Tenho um kit deste (Tamiya) montado na minha coleção particular, abaixo mostro fotos:
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